sexta-feira, 27 de julho de 2007

resistência à frouxidão (parte II)

stop press! há mais frouxidão do que vocês pensavam

ouve-se por aí, nas ruas, dizer que já há se organizaram facções de inspiração fundamentalista, como reacção aos surtos de resistência contra a frouxidão. na verdade até já me cruzei com alguns deles numas visitas acidentais a umas falésias. se a memória não me atraiçoa, um desses encontros foi algures no algarve, e cabe-me relatar o encadeamento á vista e á flash de vários V+, 6a's, 6a+... vias grandes, vias pequenas, 1 largo, 2 largos... tudo!
Para mim a via mais significativa desta nossa vaigem foi a "Iceberg", na Rocha da Pena, Algarve. Um 6a+/b brutal com uma linha super estetica, com regletes, puxadores, invertidos, escorrencias... c/ distancias entre expressos de fazer corar o diabo (a 1ª plaquete devia tar +/- a 5mt do chão ). Nao me saiu á primeira. Aliás deu p voar um bocadinho devido a um calcanhar no sitio errado, mas deu-me um goso tremendo sacar esta menina á vista . E duma outra vez, em que consegui sacar á 2ª tentativa e á vista a via "Vaselina" um 6a+ curto mas intenso, do sector Penedo Norte .


Normalmente não perfilho de posições de extremos, mas não escondo prazer em observar como as gerações emergentes prosseguem no bom caminho e na redefinição do melhor estilo.
É um deslumbre observar como os nascituros de 80 exploram novos limites, quer seja no campo da escalada clássica , quer sejam primeiras ascensões em terreno novo:
muito bem , assim é que é , isso mesmo, dá-lhe ! Venga !

4 comentários:

chb disse...

Talvez seja necessário fazer um manual em tuga pra ensinar a utilizar o 8a.nu!!! Porque ainda muita gente pensa que "tradicional" será uma via de referência que todos fazem (e não escalada clássica), que "2:GO" será uma via fixe e aconselhada (e não ao 2º ensaio), que OS seja fazer a via com os olhos bem abertos (e não encadear uma via sem ter qq tipo de referências nem experimentá-la antes..., etc...

Mas ok... tenho que concordar que existem muitos mais escaladores do que existiam há uns anitos atrás... mas se estão todos a começar da melhor maneira... isso já não tenho tantas certezas...

Apertem!!!

FCS disse...

"deu p voar um bocadinho devido a um calcanhar no sitio errado, mas deu-me um goso tremendo sacar esta menina á vista"

Pensei que esta parte era a gozar, mas afinal parece que é possível voar e fazer à vista. É preciso não ser demasiado severo... isto até dá uma certa cor à escalada. É pitoresco!

ALém disso abre umas novas perspectivas sobre novos estilos de escalada. Do género:"eu ia tentá-la em flash, escorreguei numa agarra e voei, mas à 2ª saquei-a! Lindo, mais uma à vista!"

Anónimo disse...

O frouxo é um tipo irascivél, com uma fúria mental do caraças da qual ninguém está a salvo. Sai de baixo que vem lá pedra.
RicardoC

frouxo disse...

alto lá, que o frouxo sou eu! Quem publicou este comentário cheio de veneno, com o qual discordo, só porque nao fui eu a publicá-lo, foi o chorao, que também nao deixa de ser frouxo. Cada um no seu lugar, ok?