segunda-feira, 2 de julho de 2007

Frouxidão no submundo do crime violento

Algures numa viela escura deste país:
Jovem via - AH!!...
Escaladrão - Pxxt! Caladinha! Caladinha senão arranco-te as argolas, carago!
Jovem via - P-p-porfavor não me faça mal! Nn-não me faça mal!
Escaladrão – Quieta! Não te mexas… senão... já sabes!... Onde é elas’tão? Hã?! Onde é que tens aí presas boas?! Hã?!
Jovem via – M-m-mas eu sou apenas uma pobre jovem via e muito pobre de presas mesmo. Não trago comigo nada grande de valor que se agarre. Sou assim mesmo. Difícil de “ler” e com passos duros… N-não me faça mal! Por favor…!
Escaladrão – Xxxt! Pouco alarido!! … Onde é que elas ‘tão?!
Jovem via – Calma, calma! há ali! Bem mais à esquerda… mais… Uma fissura que afunda assim… assim, e com o polegar agora… mas não faça isso... Essa já pertence à…
Escaladrão – Shxt! quem sabe s'é fora ou dentro da linha sou eu! Só tens isto? ?! Epá! Olha que se eu caio daqui pá!... Nem sei o que te faço!
Jovem via – P-p-por favor! Não aperte assim comigo que eu sofro muito das minhas microregletes frágeis!...pode-me partir alguma coisa!... Pronto! Tem também ali umas presas maiores! Ali… mais á direita… mais… ainda mais… aí… um tridedo fundo e depois é só seguir pela lasca grande e continuar pelos buracos todos mais à direita!...Aii!
Escaladrão – Assim é que é! Colabora que pode ser que te safes! Aprecia só! Isto é que é “em livre” à minha moda! Sua cagada! … Já vais ver! (Puf! Puf!)
Jovem via - Cuidado! Está a magoar a minha identidade, seu bruto!... Isso já é a outra via!
Escaladrão – Calada! Caladinha! Não se juntassem tanto umas às outras se não queriam sujeitar-se!...é para aprenderem! (Buf! Buff! Arf!) Pára de te mexeres! Olha que se me escorrega o pé, eu…
Jovem via – Nunca ninguém me tratou assim! V-você havia de cair em pêndulo daí e raspar com o cú no chão como um fósforo! S-s-seu ordinário!
Escaladrão – Há-há-há! Háá-há-háá! Já é minha! … À VISTA! À VISTA!...
Jovem via – (funga-funga) … ninguém vai deixar passar isto!

Escaladrão - Pá! Qués-cá-vir flashar isto? … desce-me!
Escalatoteiro – ’Táva a dar segurança mas não tava a olhar! …Deixa tudo, que também vou tentar à vista!
Escalarápio – Vai lá que tu também consegues! Vou a seguir… Põe aí duas compridas na quarta que me parece que é melhor proteger dos invertidos de baixo que do bidedo de cima da pança… Isso! E … Isso! Uma marquinha aí nessa… a do pé… nessa! Esqueço-me sempre dessa! … Boa! Bem feito!

p

5 comentários:

Anónimo disse...

O chorão sempre em grande forma!!!

chb disse...

Já começava a ter saudades destas histórias...

Ganda chorão! Aperta! E deixa 2 no top...

frouxo disse...

Importa referir o escalarilas, que é aquele que sai já com a quinta em top, quando a via tem seis chapas.

FCS disse...

E há também o escalartista, que conhece todas as manhas para proteger a próxima e chegar ao top sem nunca apertar.

Chorão disse...

Pois é caros comentadores.
Com os índices de criminalidade a aumentar temos de nos pôr atentos.

Ainda no outro dia, estava eu no meu "Health club de escalada" favorito, após mais de três meses de paragem desde a última tournée de escalada. A cair de maduro em tudo quanto agarrava. E eis que me aparece um puto duns 15 anos, do tipo "rato-velho-residente-do-Plafon" a flutuar pelos paineis todos como uma aranha. (Não fosse o detalhe de não dispensar o uso continuo e absoluto de tudo quanto era orifício de parafusos das presas). Um cromito que nunca tocou em rocha na vida toda, e diz-me: "Até tens jeito para escalar, tens é de treinar mais a força de dedos!" (?!) e afastou-se em direcção aos outros mimi-membros da sua mini-quadrilha.
Epá. Não tive com mais nada.
Agarrei o gajo pela gola da t-shirt e espremi-o contra o muro. Apertei-lhe o pipo até quase as bochechas lhe taparem os olhos, e disse-lhe: "Seu fedelho filha-da-mãe!
Já dei quedas de mais de trinta metros de altura em tudo o que é entalador com tamanho abaixo do nº#1. Sou respeitado nas 5 maiores escolas de escalada deste país e reconhecido entre os mais distintos freguêses da tasca do Tiago nos Poios. Admirado em todas as bancadas seja em Desportiva, Clássica ou Boulder ou Competição. A minha mãe pode andar de cabeça bem erguida em todas as falésias deste País. Olha bem para mim! Tenho mais de 27 FA na Guia registadas no 8a.nu e tu viras-me as costas?! Eu é que te viro as costas a ti!"

Bem. Na verdade disse-lhe apenas: "Ya. Tenho de treinar mais força de dedos..."

Isto só para vos avisar do tipo de meliantes que temos hoje em dia. Cuidado.